JAVA

JAVAQue tal aprender uma linguagem de programação? Mesmo que você seja da área de humanas ou ainda trabalhe com alguma ciência exata e não precise de programação, dominar uma linguagem certamente fará o diferencial no seu currículo e na sua vida profissional. Dentre as inúmeras linguagens d eprogramação existentes no mercadão, JAVA se destaca por ser antiga e ter ampla aceitação.

A tecnologia Java começou a ser criada em 1991 e recebeu o o nome de Green Project, com a expectativa de ser a próxima geração de software embarcado. Nela trabalharam James Grosling, Mike Sheridan e Patrik Naughton. Em 1992 surge a linguagem Oak: a primeira máquina a ser virtual implementada. Várias tentativas de negociação ocorreram para vender o projeto, mas nenhuma obteve sucesso.

Em 1994, com o advento da Internet, a Sun vê uma nova chance para o Green Project e cria uma linguagem que objetiva construir aplicativos Web baseada na Oak, batizada de “Java”. Em 23 de maio de 1995 Java é oficialmente lançada na Sun World Expo 95, com a versão JDK 1.0 alpha. A Netscape investe na idéia e começa a implementar interpretadores Java no seu navegador, permitindo a criação de Java applets. A partir desta etapa, a linguagem Java passa a crescer muito.

Hoje em dia, Java é uma das linguagens mais amplamente usadas e serve para praticamente qualquer tipo de aplicação, dentre elas: Web, servidores, desktop, aplicações móveis, mainframes, jogos, chips de identificação, etc.

O mercado de trabalho procura  profissionais, para a Internet, que conheçam os frameworks como o JavaServerFaces (muito utilizado para o desenvolvimento), Hibernate (faz a ligação entre os objetos em Java e o Banco de dados) e JPA (persistência de dados no Banco de Dados).  Além de tudo, o mesmo mercado necessita conhecer alguns Designers Patterns (padrões em Java) e o principal que seria a orientação a objetos.

O desenvolvimento de Java na Internet é realizado com o uso de uma ferramenta de desenvolvimento (IDE) chamada Eclipse, um container Web (responsável pelo processamento das páginas em Java na Internet) chamado Tomcat e os frameworks JavaServerFaces, Hibernate.

Após ler este texto, caso não tenha gostado de JAVA, poderá tentar outra linguagem, como PHP, Pyton, etc. Apenas tenha cuidado para não viciar e se tornar um nerd que passa tempo demais em frente ao computador, pois, se assim o fizer, poderá ganhar peso e terá que gastar grana com produtos para emagrecer para ver se green coffee slim funciona, por exemplo, além de ter que se dedicar a recuperar sua saúde. Viva em equilíbrio!