FUNCIONAMENTO DOS CURSOS SUPERIORES E DE PÓS-GRADUAÇÃO

graduacaoMuitas pessoas, ao terminarem o ensino médio, inclusive algumas que já ingressaram em algum curso superior, ainda não sabem exatamente o que vão encontrar, nem o que fazer depois de deixar a faculdade. Menos ainda como prosseguir os estudos, pois não sabem a diferença entre pós-graduação latu sensu e strictu sensu, entre MBA e mestrado; estão cegas quanto a muita coisa.

Este artigo, embora não intente esgotar o assunto, tem o objetivo de derramar alguma luz sobre os estudantes que estão entrando ou já se encontram na universidade, para que saibam o que vão encontrar e que opções terão ao se formarem.

A GRADUÇÃO

O curso de graduação é aquele que você faz logo após o ensino médio. De acordo com o MEC, para ingressar em tal curso, é necessário prestar vestibular. Portanto, não se iluda com alguns cursos que se dizem superiores e não exigem vestibular; estes cursos não te permite efetivamente ter um diploma de curso superior, prestar concursos muito menos se inscreve em conselho de classe.

Os cursos de graduação podem variar em modalidades e tempo de conclusão:

Tecnológicos – Ao contrário do que algumas pessoas pensam, os cursos tecnológicos são de nível superior sim. Eles geralmente têm duração de 2 a 3 anos e são mais recomendados para pessoas que já sabem o que querem fazer claramente, ou para profissionais que já estão no mercado de trabalho e que querem se formar na área em que atuam

Bacharelado – Curso destinado a pessoas que não tem claramente definido qual especialização buscar. Neste tipo de curso estuda-se uma base de várias disciplinas e o estudante pode se especializar ao se formar. Tem duração de 4 a 6 anos.

Licenciatura – É o tipo de curso para aqueles que querem lecionar para ao ensino fundamental e médio (o bacharel não pode). Neste curso há matérias de cunho pedagógico que visam a esse fim. Costuma durar também de 4 a 6 anos.

PÓS-GRADUAÇÃO

É a sequência da graduação. Neste ponto muita gente faz confusão, inclusive pessoas que já terminara o curso superior. A pós-graduação se divide em 2 tipos:

Latu Sensu – Inclui os cursos de especialização e os chamados MBA – sigla que veio dos Estados Unidos e quer dizer Master Business Administration, mas cuidado com o “Master” que MBA não é mestrado. Carga horária mínima de 360 horas. Ao concluir o curso o estudante recebe um certificado e não um diploma. Este tipo de programa é aberto a todos os candidatos que tem curso superior.

Strictu Sensu – Compreende os programas de Mestrado e Doutorado. Aberto aos candidatos que atendem as exigências das instituições. Confere diploma. Os cursos strictu sensu são mais destinados àqueles que querem seguir a vida acadêmica e se tornarem professores/pesquisadores. Em geral, faz-se primeiro o mestrado – 2 anos – e depois o doutorado – 4 anos. Para o mestrado não se exige a tese inédita que é exigida no doutorado.

PÓS-DOUTORADO

É uma atividade especializada ou estágio de pesquisa que é realizado após o doutorado. Destina-se àqueles que terminara o doutorado e querem continuar se aprimorando com como pesquisador, mas não confere título. Não existe o título de pós-doutor, existe sim o status.

O vídeo abaixo mostra de forma concisa as informações abordadas aqui. Vale a pena conferir.

Então, gostou do que vem pela frente, na sua vida acadêmica? Espero que este artigo tenha lhe trazido esclarecimento para lhe ajudar a vislumbrar as possibilidades que lhe esperam.